Saúde Intestinal 

O que você come influencia diretamente a composição das colônias em seu intestino - conhecido como microbiota - que, por sua vez, afeta sua saúde. Um intestino saudável ajuda na prevenção de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer, pode reduzir a inflamação, a manutenção do cérebro e até mesmo o peso em um estado saudável. Nunca é tarde demais para adaptar sua dieta e melhorar seu intestino.

Alimentos que podem auxiliar na manutenção de uma microbiota variada e saudável.

Banana

Bananas verdes são melhores para o intestino porque contêm amido resistente, um tipo de fibra indigerível que produz mais bactérias boas quando nossa microbiota se alimenta dela. O amido resistente também pode ser criado cozinhando grãos e depois resfriando-os. As bananas maduras também são cheias de fibras. 

Pêra

A pera é um alimento prebiótico, mas também contêm pectina, um composto que ajuda a reduzir o colesterol, de baixo valor calórico, muito rico em cálcio e estimula os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.

Alho 

O alho pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e também é antiinflamatório. A inulina e os frutooligossacarídeos são as duas fibras principais do alho  uma dupla prebiótica dinâmica. Não hesite comprar o alho por inteiro, com casca e tudo. O alho pode ser usado para temperar quase todos os pratos. Pense em alimento como remédio ao cozinhar com alho. 

Aspargos

Os aspargos não são apenas um poderoso prebiótico para o intestino, mas também podem proteger contra certos tipos de câncer. Isso ocorre porque ele contém glutationa, um antioxidante que combate os radicais livres e outros compostos inflamatórios do corpo. 

Cebola

A cebola contém fibras que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do trânsito intestinal e  estão repletas de inulina, frutanos e frutooligossacarídeos. Também ajudam a reduzir o colesterol e a aliviar a constipação. As cebolas são muito 

Gengibre

Gengibre ajuda no tratamento de doenças inflamatórias intestinais. O gengibre fresco pode ajudar na produção de ácido estomacal e estimula o sistema digestivo a manter os alimentos circulando pelo intestino.

Chucrute

O chucrute é feito de repolho e sal. Durante o processo de fermentação, os microrganismos comem o açúcar presente no repolho e produzem dióxido de carbono e ácidos. Os probióticos criados durante a fermentação auxiliam na digestão e adicionam bactérias benéficas ao seu intestino. Uma xícara de repolho cru tem 36% de seu valor diário para vitamina C e 56% DV para vitamina K.

Kefir

Kefir é uma versão mais aquosa de iogurte. É feito quando os grãos de kefir, que são colônias de leveduras e bactérias do ácido láctico, fermentam os açúcares do leite, dando-lhe uma consistência ligeiramente mais espessa e um sabor ácido. Semelhante ao iogurte, o kefir é repleto de probióticos. Procure sempre pelo kefir puro (em vez de aromatizado) evitando os açúcares adicionados. As bactérias probióticas presentes no kefir ajudam a restaurar e equilibrar a flora intestinal. Desta forma, o consumo deste alimento pode ser muito útil em casos de diarreia ou obstipação.