Alimentos que promovem sua saúde
A inflamação no corpo é uma resposta normal e saudável a lesões ou ataques de germes. Esta é a maneira que o corpo usa de obter mais nutrição e mais atividade imunológica em uma área que precisa evitar infecções ou curar. Mas a inflamação nem sempre é útil. Está se tornando cada vez mais claro que a inflamação crônica é a causa raiz de muitas doenças graves - incluindo doenças cardíacas, muitos cânceres e doença de Alzheimer. Aprender como alimentos específicos influenciam o processo inflamatório é a melhor estratégia para contê-lo e reduzir os riscos de doenças em longo prazo.
Alimentos
anti-inflamatórios
Cúrcuma
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra e gengibre-dourado, que traz muitos benefícios à saúde. Um dos poderosos componentes químicos da cúrcuma, a curcumina, inibe os sinais inflamatórios crônicos do corpo. Isso alivia a inflamação, o que pode prevenir danos nas articulações, artrite, doenças cardíacas e danos ao fígado. É tão poderosa que se equipara à eficácia de alguns antiinflamatórios, sem os efeitos colaterais.
Gengibre
Além de um potente antiinflamatório, esta raiz picante é também um extraordinário carminativo (o que significa uma substância que ajuda a reduzir a formação de gases intestinais) e antináusea.
Frutos silvestres
São pequenas frutas que contêm fibras, vitaminas e minerais. Embora existam dezenas de variedades, algumas das mais comuns incluem: morangos, framboesas, amora, mirtilo, açaí, etc. Os frutos silvestres contêm antioxidantes chamados antocianinas, compostos com efeitos antiinflamatórios que combatem a inflamação e o dano celular.
Abacate
Os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, além de serem uma excelente fonte de magnésio, fibra e potássio, embora tenham baixo teor de sódio. Meio abacate também contribuirá muito para a ingestão diária de vitaminas C, A, E e vitaminas do complexo B. A combinação desses nutrientes e os polifenóis que atuam como antioxidantes tornam o abacate um item obrigatório em qualquer dieta antiinflamatória.
Azeite extra-virgem
O azeite é um componente essencial da dieta mediterrânea, e tem sido associado à saúde do coração e à longevidade. É rico em gorduras monoinsaturadas que são boas para os vasos sanguíneos e tem polifenóis que atuam como antioxidantes para proteger as células. O azeite de oliva ajuda a reduzir a inflamação, reduz o colesterol alto e é possível que alguns dos polifenóis ajudem a prevenir algumas formas de câncer, por isso é um óleo incrível para adicionar à sua cozinha.
Brócolos
O brócolos pertence à família crucífera de vegetais ricos em fitoquímicos chamados glucosinolatos. Esses compostos são antioxidantes poderosos. O brócolos também é uma excelente fonte de vitamina C, potássio, cálcio e vitamina A, tudo isso e ainda é baixo em calorias.
Nozes
As nozes são uma excelente fonte de gorduras saudáveis, proteínas, vitamina E, minerais e fitoquímicos chamados esteróis. Eles também contêm ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos ômega-3, que são bons para o coração.
Cenoura
As cenouras contêm beta-caroteno, que nosso corpo pode converter em vitamina A, que por sua vez é essencial para a saúde, mas também é um poderoso antioxidante por si só. As cenouras também contêm zeaxantina e luteína, que estão relacionadas à vitamina A. Uma dieta rica nesses antioxidantes pode ajudar a reduzir o risco de câncer, evitando danos às células saudáveis do corpo.
Couve
A couve é uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, e uma boa fonte de cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina C, embora seja pobre em sódio. Tem poucas calorias e um pouco de fibra. Couve contém compostos chamados glucosinolatos que podem ajudar a prevenir o câncer, além de luteína e zeaxantina, que estão relacionados à vitamina A e podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver catarata e degeneração macular.
Laranja
As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C e potássio, além de também conter fibras, cálcio e ácido fólico. A fibra e o folato nas laranjas podem ajudar a manter o coração saudável, e a vitamina C é essencial para o funcionamento do sistema imunológico, tecido conjuntivo forte e vasos sanguíneos saudáveis. As laranjas são um excelente lanche da tarde e podem ser adicionadas a uma variedade de pratos e saladas.
Espinafre
O espinafre é um dos mais conhecidos de todos os superalimentos antiinflamatórios. Ele contém luteína, que está relacionada à vitamina A e ao beta-caroteno. O espinafre também fornece ferro, vitamina K e ácido fólico, e é muito baixo em calorias, por isso é uma perfeita adição para qualquer refeição.
Batata doce
A batata-doce é rica em vitaminas e minerais. Como a maioria dos vegetais de cor laranja, eles são extremamente ricos em vitamina A e beta-caroteno, que é um potente antioxidante. A batata-doce também é uma excelente fonte de muitas vitaminas e minerais, incluindo vitaminas C e K, potássio e vitaminas do complexo B.